Antes de iniciar os procedimentos para acessar e utilizar o Google docs conheça alguns benefícios da utilização da escrita colaborativa como recurso pedagógico.
Acesse:
Google docs
O Google docs é um aplicativo que:
- Trabalha integrado ao Gmail
- Permite criar um documento e compartilhar esse documento em tempo real
- Pode-se acessar o documento de qualquer computador conectado à Internet
1. Acesse o Google Docs
a) No navegador digite: www.google.com.br
b) No menu de opções clique em mais e depois em Docs.
c) Preencha o quadro com o seu e-mail (conta no Google).
d) Criada sua conta, você terá uma tela como a seguir:
e) Clique em Criar novo e veja as opções de trabalho no Google Docs:
f) Clique em Fazer upload e veja as opções:
2. Agora vamos criar um documento no Google Docs
a) Clique em Criar novo, e em Documentos.
b) Clique em Share e compartilhe seu documento: ATENÇÃO! Um dos membros do grupo cria o documento e o compartilha com os demais! Não há necessidade de todos do grupo criarem um documento, a ideia é compartilhar um único documento. Combine com o colega que está à sua direita e compartilhe o documento com ele.
c) Adicione um colega para compartilhar seu documento (lembre-se que este colega é o que você combinou no item (b)).
d) Depois de adicionar um/a colega para compartilhar seu documento verifique o status de compartilhamento.
3. Agora vamos fazer o upload de um documento/arquivo que está no computador ou num pen drive
a) Clique em Fazer upload e em Arquivos. Procure o arquivo desejado. (Faça o upload do arquivo produzido por seu grupo sobre "Como e por que trabalhar com imagens, fotografias e vídeos como recurso pedagógico").
b) Repita os procedimentos 2b e 2c, só que agora vamos cadastrar os membros de seu grupo (Lembre-se de combinar quem vai abrir o documento e compartilhar com os demais! Um vai iniciar e convidar os demais).
4) Agora vamos à tarefa!
a) Acesse e os links sobre segurança na Internet que estão no blog do UCA na ESEBA;
b) Leia as recomendações sobre este assunto;
c) Crie um documento novo;
d) Repita os procedimentos 2b e 2c, só que agora vamos cadastrar grupos de cinco pessoas; (Lembre-se de combinar quem vai abrir o documento e compartilhar com os demais! Um vai iniciar e convidar os demais).
e) Produza um texto compartilhado sobre o que o grupo considera imprescindível tratar com os alunos e com os pais a respeito da segurança na Internet.