Adaptado de NIED/UNICAMP
1 – CONFIGURAÇÕES DA WXCAM
Muitas vezes quando utilizamos a WXCAM, enfrentamos alguns problemas de configurações. Para que haja uma melhor utilização dessa ferramenta devemos verificar algumas propriedades.
A seguir um passo a passo de como podemos deixar a WXCAM preparada para o uso:
1.1 VERIFICAR CONTROLES DE VOLUME (MIXERS)
(Passo 1) Clique em volume, na barra de menu (símbolo do autofalante).
(Passo 2) Clique em Mostrar janela do MIXER para abrir a janela do Kmix. Esta janela possibilita ajustar o volume do áudio e o volume de captação do microfone.
(Passo 3) Clique na aba SAÍDA e na opção de volume MASTER deixe no máximo e não esqueça de ativá-la (deixando o botão verde aceso).
(Passo 4) Na opção PCM, também deixe no máximo.
(Passo 5) Na opção DIGITAL deixe no mínimo (caso esteja no máximo não interfere).
(Passo 6) Na opção E-MIC/LINEIN, deixe no mínimo pois, esta opção serve para controlarmos um microfone externo.
(Passo 7) Na opção E-MIC/LINEIN BOOST, também deixe no mínimo, pois esta opção permite amplificar o som do microfone externo, o que não é o caso.
(Passo 8) Na última opção de I-MIC BOOST deixe um pouco abaixo da metade ( 33% aproximadamente). Com esta opção amplificamos o sinal do microfone. Não é interessante deixá-la no Maximo, pois todo o “chiado” da máquina e externo será amplificado também.
(Passo 9) Na penúltima opção I-MIC deixe o botão ativado e suba o volume ao ponto máximo antes de chegar na microfonia (chiado estridente).
(Passo 10) Clique na aba ENTRADA e deixe o botão vermelho da primeira opção CAPTURE ativo (acesa) e deixe no máximo.
(Passo 11) Nas opções. DIGITAL e E-MIC/LINEIN BOOST deixe no mínimo.
(Passo 12) Na ultima opção I-MIC BOOST deixe o botão vermelho ativo (aceso) e no máximo.
(Passo 13) Opção ALTERNADORES no campo INPUT SOURCE deixe selecionado a opção I-MIC que é para ativar o microfone interno.
OBS.: Atenção quando for em CONFIGURAÇÃO e clicar em CONFIGURAR O KMIX, deixar a ultima opção DESABILITA A INICIALIZAÇÃO AUTOMÁTICA NO LOGIN para que quando iniciarmos o CLASSMATE a opção de MIXER fique aparecendo na BARRA DE MENU.
1.2 VERIFICAR CONFIGURAÇÕES DA WXCAM
(Passo 1) Abra a câmera (ícone da área de trabalho).
(Passo 2) Clique em CONFIGURAÇÕES e depois em PREFERÊNCIAS (ou CTRL+P).
(Passo 3) Clique na aba VÍDEO. No campo ESCOLHA O METODO DE COMPRESSÃO, deixe selecionada a opção XVID (Se a opção NENHUM estiver selecionada, ao iniciar as filmagens, o som não será detectado).
(Passo 4) Na aba DEFINA QUALIDADE DO XVID deixar 100.
(Passo 5) Selecionar o campo HABILITAR GRAVAÇÃO DE ÁUDIO.
(Passo 6) Como dispositivo de áudio, deixe como /dev/dsp.
(Passo 7) No campo ADICIONAR SILÊNCIO PARA SINCRONIZAÇÃO, deixe como estava (20 centésimos de segundo) e clique em OK.
(Passo 8) Quando voltar à página inicial da WXCAM, verifique a aba EFEITOS e deixe tudo sem selecionar, para fazer uma gravação teste. Depois pode-se explorar as funcionalidades dessas opções.
1.3 COMO E ONDE SAVAR
(Passo 1) Na pagina principal, clique em CONFIGURAÇÕES. E depois em PREFERÊNCIAS.
(Passo 2) Clique na aba arquivos. Perceba que há dois campos. O primeiro é para selecionar o local de destino de uma fotografia. O segundo para selecionar o local de destino das filmagens.
(Passo 3) Para selecionar o local é só clicar em ESCOLHA. Agora no campo SALVAR NA PASTA tem-se três opções: PASTA DO ALUNO, DESKTOP ou SISTEMA DE ARQUIVOS. Escolha o local que deseja salvar.
(Passo 4) Escolha no campo NOME (formato .AVI para filmagens), logo acima, o nome de seu arquivo e é só clicar em salvar. Pronto, você já tem o local e o nome que deseja salvar seu vídeo. Atenção: o nome do arquivo deve conter a extensão do arquivo. Exemplo: meuvideo.avi (extensão AVI).
1.4 GRAVANDO
Para fazer uma filmagem clique no botão vermelho (na página principal da WXCAM). Já para registrar uma fotografia clique no símbolo da máquina preta.
1.5 RODANDO O ARQUIVO
No caso de fazer uma filmagem, devem-se padronizar algumas configurações para rodar o nosso arquivo de vídeo (.AVI):
(Passo 1) Encontre o arquivo de vídeo que você salvou e antes de abri-lo, clique com o botão direito nele.
(Passo 2) Clique em PROPRIEDADES.
(Passo3) Ao abrir a janela de propriedades clique na aba GERAL, onde são especificados o formato, tipo, data, tamanho e localização do seu vídeo, clique no botão com o símbolo da chave inglesa (botão “EDITAR TIPOS DE ARQUIVO” ao lado direito do campo TIPO).
(Passo 4) Ao abrir essa nova janela, clique na aba GERAL e no campo ORDEM DE PREFERENCIA DE APLICATIVOS, certifique-se de que o aplicativo KAFFEINE esteja em primeiro lugar. Caso contrário mova o aplicativo KAFFEINE para o primeiro lugar da lista de programas (botão “MOVER PARA CIMA”). Com isso, você estará indicando em qual programa deseja rodar os seus arquivos de vídeo em geral.
O programa KAFFEINE é um aplicativo que roda vídeo ou música, e é o programa indicado para ser utilizado. Caso outro programa seja selecionado no lugar do KAFFEINE, podem-se perder as imagens do vídeo, saindo apenas o som.
(Passo 5) Clique em OK para confirmar as suas escolhas de configuração, e o vídeo está pronto para ser rodado. Todos os arquivos de vídeo serão abertos pelo programa KAFFEINE.
Observação: Uma vez feito os passos de 1 a 5, não é necessário faze-los novamente, ou seja, ficam habilitados para as próximas filmagens.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O VISUALIZADOR DE IMAGENS (localizado na área de trabalho), quando aberto, acaba abrindo o programa KAFFEINE junto. Então quando rodamos um vídeo pelo VISUALIZADOR DE IMAGENS, estamos na verdade rodando o KAFFEINE.
O próprio suporte da METASYS informa que realmente o formato de arquivo não é o .dvi como se encontra em alguns tutoriais e sim .avi. Foi recomendado também rodarmos os vídeos no KAFFEINE. Quando rodamos no MSPLAYER podemos perceber que sai som e não sai audio.
ATENÇÃO!..
Caso na hora de mandar salvar o arquivo for colocado o nome sem a especificação do formato (Item 4.3, passo 4), ou seja, em vez de salvar como “meuvideo.avi”, salvarmos apenas como “meuvideo”, teremos que fazer ajustes para rodá-lo.